terça-feira, 14 de junho de 2011

O Evangelho de Lucas


O Evangelho Segundo Lucas




29/12/2010


 

CONSIDERAÇÕES INICIAIS¹

 

- O autor do livro de Lucas é o próprio Lucas. Lucas também escreveu Atos dos Apóstolos.

- Lucas dedicou O Evangelho de Lucas, e Atos dos Apóstolos à Teófilo.

- Lucas era médico e era um companheiro próximo de Paulo.

- Eruditos acreditam que Lucas usou o Evangelho de Marcos como base para escrever seu próprio evangelho.

- O Evangelho de Lucas foi escrito por volta do ano 70 DC.

- Lucas estava em Cesaréia de Filipe os dois anos em que Paulo ficou preso lá.
- O propósito do livro de Lucas era apresentar em ordem um relato das coisas que Jesus fez à Teófilo, com o objeito de dar à ele uma evidencia histórica dos ensinamentos que ele recebeu.
- Lucas não apresenta Jesus como Messias Judeu, mas como o Salvador Mundial.
- Mateus traça a genealogia desde Abraão, Lucas desde Adão, ligando, assim, Jesus a toda a raça humana.

- Lucas enfatiza o fato de que o evangelho não é somente para os judeus, mas para todos os povos.

 

CAPÍTULO 1

 

#        1.1-4; Prefácio
- Lucas examinou e fez uma investigação minuciosa dos fatos antes de os escrever (As maneiras da investigação não são ditas, eruditos afirmam que ele usou o evangelho de Marcos como base).
- Lucas escreveu seu evangelho e o dedicou a Teófilo.

#        1.5-7; Zacarias e Isabel
- Zacarias era casado com Isabel, que era descendente de Arão.
- Lucas fala muito bem do casal, chegando a dizer que eles viviam irrepreensivelmente em todos os preceitos.
- Eles não tinham filhos porque Isabel era estéril.
- Eles já eram um casal idoso.

#        1.8-23; Predições referentes a João Batista
- Deus queria falar com Zacarias no Santo dos Santos em meio a adoração, enquanto ele estivesse queimando incenso, só que os sacerdotes queimava incenso no Santo dos Santos apenas uma vez na vida, e as vezes nem chegavam a isso; as funções do sacerdócio eram dadas por sorte¹, e Deus fez com que Zacarias conseguisse ir ao Santo dos Santos porque queria falar com ele à respeito de João Batista. (Lc 1.8-9)
- Durante o tempo que o sacerdote estivesse no Santo dos Santos a multidão permanecia do lado de fora, orando.
- Enquanto Zacarias estava lá, apareceu um anjo, em pé, a destra do altar do incenso
- Zacarias ao ver o anjo, temeu e ficou turbado (inquieto, desassossegado)².
- Zacarias já havia orado pedindo ao Senhor um filho.
- O anjo diz que o nome dele deverá ser JOÃO.
- João: significa O Senhor mostrou graça/privilégio.¹ O que tem haver com a missão de João Batista que era ser o precursor de Jesus.
- O anjo prediz que o nascimento de João será para alegria e regozijo.
- João: Será grande diante do Senhor; Nunca beberá vinho; Nunca beberá bebida forte; Será cheio do Espírito Santo desde o ventre materno; converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor; Irá adiante no poder e na unção de Elias para converter os desobedientes  e habilitar um povo preparado ao Senhor. (Nazireu)¹
- Zacarias pede uma confirmação ao anjo por ele e sua mulher serem idosos.
- O anjo explica que é Gabriel e que foi enviado de Deus para trazer estas boas novas a Zacarias.
- Gabriel: significa “Grande homem de Deus”. Ele foi o mesmo anjo que também predisse a vinda de Jesus a Maria.¹
- O anjo fala a Zacarias que ele ficaria mudo até o nascimento de João, por ele não ter acreditado nas profecias referentes ao nascimento de João.
- O povo se surpreendeu com a demora de Zacarias.
- Zacarias saiu do Santuário mudo, falando as pessoas por intermédio de sinais/acenos. As pessoas entenderam que ele havia tido uma visão lá.
- Zacarias só voltou pra casa ao término do seu turno como sacerdote.

#        1.26-38; Predito o nascimento de Jesus
- O anjo Gabriel foi enviado da parte de Deus para Nazaré (uma cidade da Galiléia).
- Jesus: é o equivalente no hebraico a Josué, que quer dizer “O Senhor é Salvação”.¹
- Quando Maria pergunta ao anjo como nascerá Jesus, por ela ser virgem, ele responde: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” (Lucas 1.35)
- O anjo ao contar a Maria que Isabel (sua parente) está grávida de João Batista , dá a entender que ela não sabia ainda, relacionando com Lucas 1.24, que diz que Isabel escondeu a gravidez por 5 meses.
- Jesus e João Batista tinham uma diferença de idade de 6 meses, aproximadamente.
- O anjo só se ausentou de Maria após ela dizer “Eis-me aqui” (se dispor).
- O consentimento de Maria colocaria em risco sua reputação.¹

#        1.39-45; Maria visita Isabel
- Maria foi apressadamente visitar Isabel.
- Ao chegar na casa de  Zacarias (marido de Isabel), ela saudou Isabel.
- Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, João Batista estremeceu (de alegria) no ventre, e Isabel foi tomada pelo Espírito Santo.
- Isabel falou que Benditos eram Maria (entre as mulheres) e Jesus (o fruto do seu ventre).
#        1.46-56; O Cântico de Maria
- O Magnificat.
- O Magnificat é tirado do Cântico de Ana (I Samuel 2.1-10)¹
- Maria teve seu Cântico ainda na casa de Isabel.
- Maria ficou na casa de Isabel por três meses antes que voltasse para sua casa.
- Maria participou da ‘encarnação’ em um nível que nenhum ser humano pode compreender. ¹

#        1.57-66; O nascimento de João Batista
- Isabel teve o bebê.
- Os vizinhos ouviram que Deus havia sido misericordioso com Isabel e se regozijaram com ela.
- Os meninos só recebiam nome após oito dias, quando eram circuncidados, e, na maioria das vezes, recebiam o nome do Pai.¹
- Quando foram circuncidar João Batista, queriam dar o nome de Zacarias (seu pai).
- Isabel: “De jeito nenhum! Pelo contrário, o nome dele será João!”.
- Não havia nenhum parente de Isabel com o nome de João.
- Perguntaram a Zacarias que nome deveriam dar ao menino.
- Dá-se a entender que Zacarias, além de cego estava surdo, porque quando perguntaram a ele o nome do menino, perguntaram por ascenos.¹.
- Zacarias escreveu numa tabuinha: “Seu nome será João.”.
- Naquele momento, a boca se abriu e a língua ficou desimpedida. Zacarias falava, louvando a Deus.
- Todos os vizinhos ficaram com temor e o caso ficou conhecido em toda a região.
- As pessoas estavam curiosas para saber quem seria esse menino no futuro.
- A mão do Senhor estava sobre ele.

#        1.67-80; O Cântico de Zacarias
- o Benedictos.
- Benedictos
porque é a primeira palavra do texto latino.¹
- Zacarias, cheio do Espírito Santo profetizou esse cântico.
- A primeira parte do cântico é sobre a salvação que viria através de Jesus, e a segunda, sobre o ministério precursor de João Batista.¹
- João Batista cresceu e se fortaleceu em Espírito e viveu nos desertos até o dia em que começou o seu ministério.

CAPÍTULO 2

 

#        2.1-7; O Nascimento de Jesus
- O recenseamento era feito com o objetivo de cobrar impostos.¹
- No recenseamento o chefe de cada família viajava para a cidade onde eram mantidos os registros dos seus antepassados.
- José foi com Maria (já casados) até Belém (cidade de Davi).
- Maria teve Jesus em uma manjedoura, porque não havia nenhum lugar nas hospedarias.
- Enfaixou-o: longas tiras de tecidos, usadas para envolver bebês.

#        2.8-20; Os anjos e os pastores
- O rebanho era cuidado a céu aberto entre março e dezembro.¹
- Os pastores cuidavam o rebanho à noite.
- Os anjos chegaram ali, a glória do Senhor brilhou, e eles ficaram atemorizados.
- Os anjos dizem que trazem boas noticias: Que havia nascido na cidade de Davi, O Salvador, que é Cristo, o Senhor.
- O sinal para os pastores era: Uma criança enfaixada, deitada numa manjedoura.
-  Os pastores viram uma multidão celestial louvando e glorificando a Deus.
- Os anjos foram embora, e os pastores decidiram ir a Belém, ver Jesus.
- Foram e acharam Maria, José e Jesus na manjedoura, conforme as palavras do anjo.
- Os pastores contaram a José e Maria o que tinham escutado sobre Jesus.
- Maria guardou no coração e ficou meditando sobre o que os pastores haviam dito à ela.
- Os pastores voltaram louvando ao Senhor, por verem cumpridas as palavras dos anjos.

#        2.21; A circuncisão de Jesus
- Jesus: significa “Javé é Salvação.”¹

#        2.22-24; A apresentação de Jesus no templo.
- Faz parte do mandamento de Levítico 12.2-8.¹
- O sacrifício oferecido é o prescrito para os pobres: Um par de rolas ou dois pombinhos (Levítico 12.8).¹

#        2.25-35; O Cântico de Simeão
- Simeão: homem justo e piedoso que esperava a volta de Deus, e o Espírito Santo estava sobre ele.
- Ele havia recebido a promessa de que ele não morreria sem ver a vinda de Cristo na terra.
- Ele foi levado ao templo pelo Espírito Santo, no dia em que Jesus foi ser apresentado (conforme a lei mandava).
- Simeão pegou Jesus no colo e fez o Cântico.
- Nunc Dimittis.
- Ele profetizou sobre Jesus que ele seria ruína e levantamento de muitos, e seria alvo de contradições.
- Pensamentos: Conversa íntima, consideração interna.¹

#        2.36-38; A profetisa Ana
- Ana, filha de Faruel, tribo de Aser, idosa.
- Tinha sido casada por 7 anos e era viúva a 84 anos.
- Ela não saia do templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações.
- Ela agradecia a Deus e falava a todos que esperavam a salvação em Jerusalém sobre Jesus.
- Ana: Benevolência ou Graça.¹

#        2.39-40; O menino Jesus em Nazaré
- Jesus voltou para a Galiléia, Nazaré, onde cresceu, se fortificou e se encheu de sabedoria, o Espírito do Senhor estava sobre Ele.

#        2.41-25; O menino Jesus no meio dos doutores
- Anualmente havia a festa da Páscoa, onde todos deveriam ir a Jerusalém.
- Jesus tinha 12 anos nesse episódio.
- A festa terminou, José e Maria partiram sem perceberem que Jesus não estava com eles. Eles pensaram que Jesus estava com os amigos, parente. Eles só perceberam a falta de Jesus após um dia de viajem.
- Acharam Jesus depois de três dias: 1º dia: viagem; 2º dia: volta; 3º dia: procura em Jerusalém.
-Eles acharam Jesus no templo, ouvindo e interrogando os doutores; Todos estavam admirados da sua inteligência e respostas.
- Maria chamou a atenção de Jesus; Jesus responde: “Por que me procuraste, não sabias que eu estava na casa de meu Pai.
- Jesus era submisso.
- Jesus cresceu em sabedoria, estatura e graça (diante de Deus e dos homens).



CAPÍTULO 3

 

#        3.1-14; A pregação de João Batista
- 15º ano reinado de Tibério César: Cerca de 26 d.C.
- Tetrarca/Tetrarquia: Chefe, governador de uma tetrarquia. (Herodes era tetrarca da Galiléia, uma das quatro divisões romanas da Palestina.)³
- Quando Deus falou com João Batista, ele estava no deserto.
- A conversa de com João Batista (não é documentada a conversa), produz atos em João Batista:  Ele andou por toda a circunvizinhança do Jordão pregando batismo de arrependimento.
- Prosélito: Pessoa ou indivíduo que abandona suas crenças e convicções, aderindo a outra crença, religião ou doutrina.¹
- Destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão: Há um jogo de palavras entre filhos e pedras que em aramaico e hebraico soam quase idênticas.¹
- João Batista explica que arrependimento não é atos públicos e sim mudança de atitude (Lucas 3.10-14).¹



#        3.15-20; João dá testemunho de Jesus
- O povo pensava que o próprio João Batista era o Cristo.
- Eu vos batizo com água, ele com fogo. (Lucas 3.16)
- João foi obediente ao ministério profético que desafiou a indiferença e o pecado humanos.¹
- O ministério de João foi marcado pelo arrojo, ousando pregar o que não era popular.¹



#        3.23-38; A genealogia de Jesus
- Jesus tinha por volta de trinta anos quando começou seu ministério.



CAPÍTULO 4

 

#        4.1-13; A tentação de Jesus
- Com relação a oferta feita por Satanás de todos os reinos da terra e a glória deles, Jesus não contesta o direito dele de oferecer isso, porque o domínio dessas duas coisas passaram para a mão dele com a queda do homem; porém Jesus nega a condição para a aceitação dessa proposta, que foi a adoração a Satanás.¹
- Jesus foi tentado em todas as áreas da sua vida (Lucas 4.13),{ as 3 citadas no evangelho foram apenas as 3 últimas}.



#        4.14-15; Jesus volta para a Galiléia e principia a sua missão
- O ministério Galileu de Jesus começou cerca de um ano depois de seu batismo e tentação.

#        4.16-30; Jesus prega em Nazaré, em rejeitado pelos seus
- Jesus tinha o costume de ir a Sinagoga para ler.
- Ele leu o texto de Isaías 61.1-2; e explicou que se cumprira nele.
- Ele explicou ao povo porque não fazia milagres em Nazaré: porque um profeta não tem honra na sua terra.
- Ele citou o caso de Elias ter sido enviado para alimentar a viúva de Sarepta e não uma de Israel; também que Eliseu não curou nenhum leproso em Israel, mas curou Naamã, que era siro.
- Jesus foi expulso de sua cidade, levado a um monte e jogado de cima dele.



#        4.31-37; A cura de um endemoninhado em Cafarnaum
- Jesus ao expulsar o demônio, primeiro manda que ele se cala, depois que ele saia; ele saiu silenciosamente e sem fazer mal algum ao homem.



#        4.38-39; A cura da sogra de Pedro
- Eles saíram da sinagoga e foram até a casa de Pedro.
- Chegando lá, a sogra de Pedro esta doente.
- Doença: Febre altíssima.
- Ele inclinou-se para ela, repreendeu a febre, e ela se levantou, e os serviu.



#        4.40-41; Muitas outras curas
- Curas: Jesus curava impondo as mãos.
- Libertações: Jesus expulsava demônios sem os deixar falar, antes, mandava que se calassem, e depois os expulsava.
- Jesus não deixava que os demônios falassem, porque os demônios automaticamente identificavam e confessam que Jesus era o Cristo, o filho de Deus, e ainda não era o tempo de isso ser revelado.



CAPÍTULO 5

 

#        5.1-11; A pesca maravilhosa
- Lago de Genesaré: Outro nome para Mar da Galiléia.
- Jesus estava junto do lago.
- Havia dois barcos que os pescadores tinham acabado de chegar de uma pesca e estavam lavando as redes.
- Jesus pediu que Simão afastasse seu barco um pouco da praia.
- Jesus se sentou no barco de Simão (Pedro) para ensinar.
- Eles haviam dado sua maior possessão (o barco) como plataforma para o evangelho ser pregado.¹
- Após pregar, Jesus manda Simão lançar as redes para pesca.
- Ele responde que havia passado a noite toda trabalhando e não havia conseguido nada, mas por causa da palavra de Jesus, ele iria lançar as redes.
- como pescador comercial, eles precisavam pescar para sobreviver.¹
- Ele obedeceu e apanhou tantos peixes que as redes começaram a rasgar; Eles encheram os barcos, a ponto de irem a pique.
- Fazer o navio ir a pique: fazê-lo soçobrar.4 / Soçobrar: Virar violentamente de baixo para cima, voltar; abismar, perturbar; Virar-se de baixo para cima; naufragar, abismar-se; Perder-se, ter mau êxito; desanimar, perder o ânimo, esmorecer.5
- Ao ver isso, ele (Simão), se prostrou e pediu que Jesus se retirasse da presença dele porque ele era um pecador.
- Todos ficaram admirados com o fato; inclusive Tiago e João.
- Tiago e João (filhos de Zebedeu) eram sócios de Simão (Pedro).
- Jesus diz para eles não temerem, porque serão pescadores de homens.
- Eles carregam as redes e os barcos até a praia, largam tudo e o seguem a partir daquele momento.



#        5.12-16; A cura de um leproso
- Lição de humildade: Jesus, quando cercado pela admiração das pessoas, não aproveitava dessa situação para engrandecimento próprio, antes ia orar sozinho.



#        5.17-26; A cura do paralítico em Cafarnaum
- Nem toda doença é resultado de pecado, mas nesse caso, sim.¹
- Em muitos momentos, a oração para cura deve ser iniciada com o arrependimento dos pecados.¹



#        5.27-28; A vocação de Levi
- Levi (Mateus) era cobrador de impostos.



#        5.29-32; Jesus come com pecadores
- Levi deu um banquete em sua casa e os publicanos (cobradores de impostos) estavam presente.
- Os escribas arrazoavam porque ele comia e bebia com pecadores.
- Ele respondeu dizendo que veio para chamar pecadores ao arrependimento.



CAPÍTULO 6

 

#        6.1-11; Jesus é o Senhor do Sábado/O homem da mão ressequida
- Lucas faz questão de relatar que naquele culto havia um homem com um enfermidade terrível, sua mão direita está leprosa, secando a cada dia.6
- Jesus manda o homem se levantar e ir para o meio da sinagoga.
- Jesus mandou ele estender sua mão, e olhando para todos (porque os escribas queria ver se ele curaria no sábado, para o incriminar), curou a mão dele.
- Eles ficaram enfurecidos e discutiam entre si o que fariam com Jesus.



#        6.6-11; A escolha dos apóstolos. Seus nomes
- Lucas enfatiza que Jesus passou a noite orando no monte; Ele sempre orava antes de acontecimentos críticos. ¹
- Ao amanhecer, reuniu todos os seus discípulos, e deles escolheu doze, a eles Jesus deu o nome de apóstolos.
- Simão (Pedro), André (irmão de Pedro), Tiago e João (Boanerges), Filipe, Bartolomeu (Natanael), Mateus (Levi), Tomé, Tiago (filho de Alfeu), Simão (Zelote), Judas (irmão de Tiago, o mesmo Tadeu) e Judas Iscariotes.
- No começo do seu ministério Jesus escolheu doze homens que o acompanhassem em suas viagens. Teriam esses homens uma importante responsabilidade: Continuariam a representá-lo depois de haver ele voltado para o céu. A reputação deles continuaria a influenciar a igreja muito depois de haverem morrido. 7



#        6.20-26; As bem-aventuranças/Os ais
- Cada uma das bem-aventuranças corresponde a um dos ais.







































BEM-AVENTURADOS OS


PORQUE 

AI DOS QUE


PORQUE

Pobres


Deles é o Reino dos Céus

 
 

São ricos


Já tem a sua consolação

Que tem fome


Serão fartos

 
 

Estão fartos


Terão fome

Que choram


Rirão

 

 
 

Riem


Irão chorar e se lamentar

Odiados por amor a Jesus


Grande é o seu galardão nos céus 

Recebem louvores


São falsos profetas

 

 

#        6.32-36; O amor ao próximo
- Fazer o bem apenas por recompensa revela egoísmo. ¹
- Da mesma forma que a mente humana separa o ser humano dos animais, assim o amor cristão deve separar o crente do mundo.¹
- Esse amor se torna uma referencia, atraindo as pessoas a nós para questionar o porquê de nós amarmos a todos (até mesmo os que nós perseguem).
- A perfeição do amor de Deus em nós pode atrair uma audiência curiosa e recíproca.

#        6.37-38; O juízo temerário é proibido
- Não julgar para não ser julgado. (Lucas 6.37)
- Lei da reciprocidade divina: Você dá, Deus dá de volta; Quando você planta uma semente, a terra dá a colheita.
- A prosperidade começa com investimento.

#        6.39-42; A parábola do cego que guia a outro cego
- Argueiro: Diz-se de uma partícula minúscula, separada de qualquer corpo maior. Cisco./(Figurado) - Coisa insignificante; ninharia.²

#        6.43-44; Árvores e frutos
- A boca fala do que o coração está cheio. (Lucas 6.45)

#        6.45-49; Os dois fundamentos
- Não tem valor nenhum chamar Jesus de Senhor, se não fizer o que Ele ensina.



CAPÍTULO 7

 

#        7.1-10; A cura do servo de um centurião
- O servo era muito estimado, provavelmente por ter muito tempo de serviço prestado e fidelidade ao centurião, estava doente, quase morrendo.
- O centurião enviou os anciões para pedir pra Jesus vir curar seu servo.
- Os anciões insistiram com Jesus pra ele curar o servo, dizendo que o centurião era digno, amigo do povo, e que ele mesmo tinha feito a sinagoga.
- Quando Jesus estava chegando na casa do centurião ele mandou alguns amigos, arrependido de ter chamado Jesus, dizendo que não era digno que Jesus entrasse na casa dele.
- O centurião explicou que ele não foi falar com Jesus (primeiro mandou os anciãos, depois os amigos) porque não se sentia digno {humildade}, pediu que Jesus liberasse uma palavra e do mesmo lugar onde ele estava, o servo seria curado.
- Ele reconheceu a autoridade de Jesus.
- Jesus se admirou e falou que não viu em todo o Israel autoridade como aquela.
- Quando chegaram em casa, o servo estava curado.

#        7.11-17; A ressurreição do filho da viúva de Naim
- Em dia subseqüente: Naim fica aproximadamente a um dia de viagem ao sul de Cafarnaum. ¹
- Quando ele estava chegando na porta da cidade, estava acontecendo o enterro do único filho da viúva. {Ela não teria outra fonte de sustento, pois por ser viúva, já não podia mais contar com o marido como fonte de renda, com o filho morto também, ela não teria com quem contar.}
- Ele se compadeceu e mandou ela não chorar mais.
- Jesus chegou, tocou no caixão, e disse: “Jovem, eu te mando: levanta-te!”.
- O jovem se sentou e começou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe.
- Quem estava presente: ficaram atemorizados; glorificaram a Deus; dissera: “Grande profeta se levantou entre nós”.
- Jesus visitou seu povo.
- Em toda Judéia e circunvizinhança se comentava isso.

#        7.36-50; A pecadora que ungiu os pés de Jesus
- Um fariseu (por curiosidade) convidou Jesus para jantar com ele.
- Uma pecadora da cidade foi ungir Jesus com um vaso com alabastro e ungüento.
- A descrição da mulher sugere que ela era uma prostituta. ¹
- A mulher: lavou os pés com as lágrimas, enxugou com os cabelos, beijou os pés dele, ungiu com ungüento.
- O fariseu (Simão), pensou que se ele fosse profeta saberia que ela era uma pecadora.
- Jesus respondeu com uma parábola, que se ama mais a quem mais se perdoa.
- Ele falou que Simão não deu nem água para ele lavar as pés, mas que a mulher tinha lavado com os cabelos.
- Jesus falou que perdoou seus muitos pecados, porque ela a tinha amado muito.
- O amor dela evidenciava o seu arrependimento. ¹
- Jesus termina dizendo: “A tua fé te salvou, vai em paz.”



CAPÍTULO 8

 

#        8.1-3; As mulheres seguiam Jesus
- Maria Madalena, que tinha sete demônios antes da libertação. / Ela foi a primeira pessoa a conversar com Jesus depois da ressurreição. ¹
- Joana, mulher de Cuza, Procurador de Herodes.
- Suzana, e muitas outras.
- Elas serviam prestando assistência (servindo), e com os seus bens (apoio financeiro) ¹.

#        8.4-15; A parábola do Semeador







































Semente caiu


Aconteceu 

O que acontece


O fim dela

BEIRA DO CAMINHO


Foi pisada e as aves do céu as comeram

 
 

Ouvem, vem e seguem


O diabo tira o coração deles da palavra, para não crerem e não serem salvos

SOBRE A PEDRA


Cresceu mas secou por falta de umidade

 
 

Ouvem a palavra e recebem com alegria


Não tem raiz, crêem por algum tempo, mas na hora da tribulação se desviam

NO MEIO DOS ESPINHOS


Quando os espinhos cresceram sufocaram ela

 
 

Ouvem


São sufocados pelas riquezas e deleites da vida; seus frutos não amadurecem

BOA TERRA


Cresceu e produziu cem por um 

Ouvem de reto e bom coração


Retém a palavra; frutificam com perseverança

 

#        8.4-15; A Parábola do Semeador – outras explicações
- A semente é a palavra de Deus.
- (Lucas 8.10) Nesse versículo, Jesus explica aos discípulos que eles receberem os privilégios de conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas que aos outros, somente por parábolas, para que vendo não vejam, e ouvindo, não ouçam.

#        8.16-18; A parábola da candeia
- Velador: Velador é um suporte onde se coloca um candeeiro ou vela.Os antigos hebreus tinham o hábito de transportar este tipo de suporte, por isso é usado como exemplo no Novo Testamento por Jesus em (Lucas 11 : 33) "E ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz". ²

#        8.26-39; A cura do endemoninhado geraseno/Os gesarenos rejeitam Jesus
- Terra dos gesarenos e Gadara são a mesma cidade.
- Quando Jesus chegou na cidade, veio a ele o endemoninhado.
- O endemoninhado: fazia tempo que andava nu e não morava em nenhuma casa, morava no cemitério.
- Quando ele viu Jesus, se prostrou, adorou a Jesus e pediu que Jesus não o atormentasse.
- Mesmo que as pessoas quisessem prender aquele homem com cadeias e grilhões, ele despedaçava tudo.
- Ele frequentemente era levado ao deserto pelo demônio.
- O nome dele era Legião, porque eram muitos.
- Os demônios pediram a Jesus para que Ele não os mandasse para o abismo.
- Eles pediram para entrar na manada de porcos, e Jesus permitiu.
- Jesus só permitiu que os demônios entrassem nos porcos porque ele tinha um propósito: Ele quis deixar registrado que os demônios só podem fazer alguma coisa com a permissão de Deus.8
- Depois que os demônios entraram nos porcos, eles saíram correndo ao despenhadeiro e se jogaram. No despenhadeiro havia um lago, e ali eles morreram todos, afogados.
- Os porqueiros viram e foram contar à cidade.
- As pessoas da cidade, ao ouvirem os porqueiros, foram até Jesus pra ver o que tinha acontecido.
- Quando chegaram lá, viram o homem, que antes nu e endemoninhado, agora vestido e sentado aos pés de Jesus, e ficaram aterrorizados.
- Não só os porqueiros viram o que tinha acontecido, mas outras pessoas também, e quando chegaram as pessoas gesarenos, estes contavam com mais detalhes o que havia acontecido.
- O povo gesareno todo e a circunvizinhança ficaram com medo de Jesus e pediram que Jesus fosse embora.
- Jesus tomou o barco e voltou.
- o endemoninhado pediu pra ir com Jesus.
- Jesus mandou ele ir pra cada e contar o que havia acontecido com ele.
- Ele foi e no caminho ele contava a todos o que havia acontecido.

#        8.40-42; O pedido de Jairo
- A multidão estava esperando a Jesus; quando ele chegou, foi recebido com alegria.
- Jairo veio até Jesus no meio da multidão.
- Jairo era chefe da sinagoga.
- Ele se prostrou aos pés de Jesus e pediu que Jesus viesse até sua casa.
- A filha única dele, que tinha doze anos estava quase morrendo.
- {Acredito que a forma com que Jairo se prostrou e a sua súplica tenha sido muito extravagante ou de certa forma, muito especial, porque há um trecho separado na palavra, antes da ressurreição da menina somente para relatar seu pedido.}

#        8.43-48;  A cura da mulher enferma (hemorrágica)
- As multidões apertavam Jesus.
- Jesus estava indo na casa de Jairo.
- Esta mulher sofria há doze anos da hemorragia e tinha gastado tudo o que tinha com médicos e nenhum conseguiu fazer algo.
- Ela veio por trás, e ela tocou na orla do vestido de Jesus; logo após isso, a hemorragia parou no mesmo instante.
- Orla: Margem, borda. ²
- {Ela tocou na parte inferior do vestido.}
- Jesus, após o toque dela, perguntou: “Quem me tocou?”.
- Todos negaram {dizendo “Não foi eu!”}.
- Pedro diz: “Mestre, as multidões te apertam e oprimem e perguntas quem te tocou?”
- Jesus insiste na idéia de que alguém tocou ele e diz: “...porque de mim saiu poder, eu senti!”.
- A mulher viu que Jesus não ia deixar que ela não se apresentasse, ele realmente queria saber quem o tinha tocado, e não continuaria a andar até a casa de Jairo se alguém (ela) não se manifestasse.
- Então ela se aproximou dele, tremendo; se prostrou e falou bem alto, a ponto que todos que estavam em volta puderam ouvir o que ela dizia
- Ela explicou o porquê de ter tocado nele (sua doença e a fé que ela tinha nele, por ter ouvido dos outros milagres que ele já havia feito) e falou como aconteceu: que assim que ela o tocou, imediatamente ela foi curada.
- Jesus diz: “Filha, a tua fé te salvou... Vai em paz””.
- {Essa parte do evangelho é interessante: Lucas começa falando do pedido de Jairo e para bruscamente a narrativa para falar dessa mulher que tocou em Jesus no meio da multidão e foi curado, algo que eu acredito fosse muito normal; eu acredito que os escritores do evangelho mencionem isso pelo fato de ter sido um momento muito intenso, a fé dela realmente ‘mexeu’ com Jesus.}

#        8.49-56; A ressurreição da filha de Jairo
- Falava ele ainda: {Eu acredito que aqui seja Jairo falando com Jesus, pela pessoa falar com ele e não com Jesus}
- A pessoa veio e disse pra ele não incomodar mais o Mestre porque a filha dele já estava morta.
- Jesus olha pra ele e diz pra ele não temer, apenas crer que a sua filha será salva, não falou nada de ressuscitar a menina.
- Quando ele entrou na casa não deixou ninguém ficar ali além de Pedro, João, Tiago e os pais da menina. {A impressão que dá é que a casa estava lotada de pessoas curiosas com o acontecido enquanto Jairo estava buscando Jesus}.
- As pessoas choravam e pranteavam a morte da menina, e Jesus diz pra eles se acalmarem que ela não estava morta, apenas dormindo {no sentido de que ela ficaria morta por muito pouco tempo, Jesus já iria ressuscitar ela}.
- As pessoas riram dele porque sabiam que ela estava realmente morta.
- {Jesus não se preocupou com as críticas, gozações} Ele chegou na menina, pegou a menina e disse “Menina, levanta-te!”.
- O espírito voltou à ela no mesmo instante e ela se levantou; Jesus mandou que a alimentassem. {Aqui podemos tirar uma lição importantíssima: se uma pessoa sai da igreja, assim que volta, a primeira coisa a se fazer é alimentá-lo espiritualmente}.
- Os pais da menina ficaram maravilhados com o que viram, mas novamente a ordem de Jesus foi que não contassem a ninguém.



CAPÍTULO 9

 

#        9.1-6; As instruções para os doze
- Jesus chamou os doze e lhes deu poder e autoridade sobre os demônios, e também pra cura.
- Jesus o enviou para pregar o reino e curar.
- Eles não deveriam levar nada (bordão, alforge, pão, dinheiro ou mais de uma túnica).
- Onde eles entrassem deveriam permanecer e depois sair.
- Onde não os recebessem deveriam sacudir a areia dos pés. Em testemunho contra a cidade.
- Eles saíram, foram pelas aldeias, pregando e curando.
- A autoridade que Jesus deu foi para eles usarem o poder que Ele havia transferido a eles. ¹

#        9.7-9; Herodes e João Batista
- As pessoas achavam que João Batista havia ressuscitado; que Jesus era João Batista.
- Outras pessoas achavam que Jesus era Elias, ou que algum dos profetas havia ressurgido.
- Herodes mandou decapitar João Batista; quando ouviu sobre Jesus que Ele era João Batista quis vê-lo (Para o matar; porém Herodes só conseguiu ver Jesus no dia da morte dele. ¹).

#        9.10-17; A primeira multiplicação dos pães e dos peixes
- Jesus se retirou para Betsaida: para poder descansar, instruir os discípulos e fugir do confronto com João Batista.
- Contudo, as multidões o encontraram e o seguiram.
- O dia estava declinando (acabando 9), e os discípulos falaram a Jesus que despedisse a multidão, pois estavam em lugar deserto e não teriam como chegar a cidade a tempo para comprar alimento.
- Jesus desafia a fé dos discípulos e pergunta porque Eles mesmo não alimentam a multidão.
- Eles respondem que não tem nada além de cinco pães e dois peixinhos (do garotinho), e que para eles alimentarem aquela multidão apenas se eles mesmos fosse na cidade comprar.
- Ali haviam cerca de cinco mil homens {sem contar mulheres e crianças}; Jesus mandou os discípulos organizar a multidão em grupos de cinqüenta.
- Os discípulos obedeceram, e acomodaram a todos.
- Jesus tomou os pães e peixes, levantou aos céus, partiu e deu graças e mandou aos discípulos que distribuíssem ao povo.
- Todos comeram, se alimentaram e se fartaram e ainda recolheram doze cestos do que sobrou.
- {Aqui Jesus propõem dois grandes atos de fé aos discípulos; O primeiro foi perguntar porque os discípulos não alimentavam a multidão, em vez de mandarem a cidade para cada um comprar seu próprio alimento; O segundo, não é mencionado nada relacionado a isso, mas se pararmos para analisar, Jesus ergue aos céus e parte os pães e peixes, depois manda os discípulos entregarem as partes ao povo, ao meu ver, Jesus não teve como partir em mais de dois ou três pedaços cada coisa, e então, colocado na cesta, os discípulos viram talvez meia cesta cheia, coube a fé deles dizer que com aquela meia cesta alimentariam a multidão inteira, é provável que conforme retirassem, assim se multiplicasse, como que se o cesto não tivesse fundo, até o momento em que todos estivessem alimentados. QUE COISA GLORIOSA!!!}



#        9.23-27; O discípulo de Jesus deve levar a sua cruz
- Jesus fala aos discípulos que se alguém quer vir após Ele {seguir Ele} deve negar-se a si mesmo {no sentido de negar suas vontades, prazeres que o afastam da presença de Deus}, e tomar a sua cruz {crucificar a carne todos os dias, num sentido simbólico, de trazer a carne completamente ligada à ação de Deus} dia-a-dia (a expressão dia-a-dia nesse versículo intenta dizer que não basta uma entrega em um dia de toda a sua vida ao controle de Jesus, mas que é uma entrega diária, como uma batalha diária).
- Jesus começa a falar que aqueles que o negarem (seja abertamente ou através de seus atos), intentando salvar a sua vida (aqui, no sentido real em tempos de tribulação, onde os cristãos realmente semeiam o evangelho até mesmo com sua morte, ou em sentido figurado para os nossos dias, muitas vezes escondendo o evangelho dos amigos, colegas, com medos das opiniões), perderão a sua vida; apenas acharão/salvarão a sua vida aqueles que perderem a sua vida por causa de Jesus.
- Jesus também pergunta qual a vantagem de um homem  “ganhar o mundo inteiro” (ter muitas riquezas, ser bem abastado) e perder a sua alma ou então causar dano a si mesmo.
- Aqueles que, conhecendo a verdade se envergonharem de Jesus, Ele mesmo se envergonhará quando vier resgatar os santos.
- Jesus, na segunda vinda virá na sua glória e na glória de seu Pai, junto com os anjos.
- Jesus termina seu discurso aqui, dizendo que haviam algumas pessoas ali presentes que não morreriam até que vissem o reino de Deus (Ele aqui menciona os discípulos, os quais continuariam seu trabalho após a sua morte e ressurreição, expandindo o reino de Deus).

#        9.28-36; A transfiguração
- Oito dias após Jesus falar sobre cada discípulo levar a sua cruz, ele foi ao monte orar, e levou Pedro, Tiago e João.
- Enquanto Jesus orava, seu rosto se transfigurou e suas vestes mudaram de cor, para um branco resplandecente.
- Transfiguração: É a transformação, metamorfose, mudança radical na aparência, no caráter e na forma de uma pessoa. ²
- Apareceram dois homens e começaram a conversar com Jesus: Moisés e Elias.
- Lucas cita que Moisés e Elias estavam em glória, e que eles falavam acerca da morte de Jesus, que aconteceria em Jerusalém.
- Os discípulos estavam com muito sono, necessitados de dormir e descansar, mas mesmo assim ficaram acordados e viram a glória de Jesus e os varões.
- Pedro diz que é bom estar na presença de Jesus e dos profetas, e propõem que se façam três tendas uma pra Jesus, uma pra Moisés e outra para Elias.
- Enquanto Pedro falava, veio uma nuvem do céu que envolveu os três, e os discípulos ficaram atemorizados com o que viram.
- Da nuvem saiu uma voz que dizia: “Este é Meu Filho, Meu eleito, a Ele ouvi!”.
- Quando a nuvem foi embora, estava apenas Jesus. Moisés e Elias tinham ido com a nuvem.
- Os discípulos se calaram e, naqueles dias não falaram sobre isso com ninguém.

#        9.37-43; A cura de um jovem possesso
- Assim que Jesus e os discípulos (Pedro, Tiago e João) desceram do monte, após a Transfiguração, veio até eles uma grande multidão.
- Do meio da multidão veio um homem que clamava ao Senhor, pedindo que Jesus fosse ver seu único filho.
- Um espírito maligno dominava o menino, gritando, atirando o menino por terra, convulsionando o menino até espumar, e esse espírito dificilmente deixava o menino.
- Ele já tinha pedido que os discípulos expulsassem, mas eles não conseguirem. (Os outros nove discípulos, porque Jesus, Pedro, Tiago e João estavam no monte junto com Jesus, na sua transfiguração).
- Jesus põe em evidência a pequena fé deles de não poder expulsar o menino e pede que tragam o menino até Ele.
- Quando o menino se aproximou de Jesus, o demônio o jogou no chão e convulsionou, mas Jesus expulsou o demônio, curou o menino e entregou-o a seu pai. {Esse menino foi liberto e curado. Lucas não fala do que foi curado, apenas do que foi liberto. Pensando a respeito, pode-se dizer que o menino foi liberto do espírito imundo, mas a cura veio em encontro às convulsões. O menino podia já ter as convulsões, o que seria uma doença, e quando o demônio se apossava dele, o fazia gritar, o jogava em terra e evidenciava ou aumentava a quantidade de convulsões}.
- Todos os que estavam ali ficaram maravilhados diante da majestade de Jesus.

#        9.43-45; De novo Jesus prediz a sua morte
- Alguns mistérios têm seu tempo certo para serem revelados. Quando Jesus fala sobre a sua morte aos discípulos, em Lucas 9.45 é dito que “lhes foi encoberto o entendimento para que não entendessem”, então não foram os discípulos que não entenderam e sim Deus, porque ainda não era a hora certa para que o mistério da morte de Jesus fosse revelado aos discípulos.

#        9.51-56; Os samaritanos não recebem a Jesus
- Lucas usa uma figura de linguagem interessante quando fala que estava perto o dia da crucificação de Jesus: “os dias em que Ele devia ser assunto ao céu”. Jesus começou a transparecer no rosto a vontade corajosa de ir a Jerusalém.
- Jesus mandou que antes dele fossem mensageiros que o antecedessem.
- Eles entraram numa aldeia samaritana para preparar lugar para Jesus passar a noite.
- Eles não o receberam porque perceberam que Ele ia para Jerusalém: Judeus e samaritanos foram inimigos por séculos, normalmente quem ia para Jerusalém evitava passar por Samaria. ¹
- Quando Tiago e João viram que os samaritanos não receberam Jesus, perguntaram se Ele não queria que eles mandassem descer fogo do céu para consumir os samaritanos.
- Jesus repreendeu-os dizendo que eles não sabiam de que espírito aquilo havia vindo.
- Jesus explica que não veio destruir, mas salvar as almas.
- Após isso, eles seguiram para outra aldeia.



CAPÍTULO 10

 

#        10.1-12, 17-20; A missão dos setenta/O regresso dos setenta
- Jesus selecionou setenta discípulos e os enviou de dois a dois, para que fossem antes dele em cada uma das cidades que Ele iria. (As cidades que os cercavam. ¹)
- Jesus diz a eles: A seara é grande, mas são poucos trabalhadores, peçam ao Pai que mande mais trabalhadores.
- Jesus alertou o risco/perigo que eles estavam correndo em aceitar essa missão: “Eis que vos envio como cordeiros no meio de lobos.
- Eles não deveriam levar bolsa, alforje, sandálias, e nem saudar ninguém  pelo caminho (as saudações do Oriente Médio se estendiam e as vezes se demoravam, e isso não podia impedir eles de cumprir sua missão. ¹).
- Ao entrar numa casa, antes de tudo dizer: “Paz seja nesta casa”.
- Se o discípulo entrar numa casa, e ali tiver um cristão, então haverá paz, se não houver, a paz voltará sobre o discípulo.
- Eles deveriam permanecer naquela casa comendo e bebendo do que os donos da casa tivessem.
- Eles deveriam permanecer na casa, não deveriam ficar trocando de casa.
- Digno é o trabalhador do seu salário. (Lucas 10.7)
- Quando eles entrassem numa casa, e ali os recebessem, deveriam comer do que lhes fosse oferecido.
- Deveriam curar os enfermos e anunciar que o Reino de Deus está próximo.
- Curar os enfermos precisa estar extremamente ligado ao fato de anunciar o Evangelho do Reino. ¹
- Se eles fosse a algum lugar que não os recebessem deveriam sair nas ruas e clamar que até o pó da cidade sacudiam dos pés (quando os judeus entravam em território pagão, o pó da terra pagã era removido com cuidado, como se fosse algo que maculasse; quando eles faziam isso queria dizer que aquele território era pagão ¹), mas que mesmo assim, eles sabiam que o Reino de Deus está próximo.
- O julgamento de Sodoma seria mais leve que o da cidade que rejeitasse Jesus.
- Quando os discípulos retornaram, Jesus disse que havia visto “Satanás caindo do céu como um relâmpago”.  [Não significa uma visão que Jesus teve, mas significa que Jesus viu, no ministério deles, a última derrota de Satanás.
- Autoridade para pisar em serpentes e escorpiões. (Lucas 10.19)
- Jesus manda os discípulos se alegrarem, mas não pelo fato de os discípulos terem expulsado os demônios em nome de Jesus, mas pelo fato de o nome deles estar arrolado nos céus.

#        10.13-16; Ai das cidades impertinentes
 - Um julgamento mais rigoroso será dado para aqueles que ouviram a verdade do que para os que não ouviram.
- Cafarnaum era o centro do ministério galileu de Jesus, mas mesmo assim o rejeitava.
- Jesus: "Quem te rejeita (os discípulos), me rejeita (Jesus), e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou (o Pai).

#        10. 21-24; Jesus, o Salvador dos humildes
- Com o retorno da missão dos setenta, Jesus saiu “saltando e gritando de alegria” por ver o sucesso deles, após Jesus disse que se alegrava por Deus ter feito esses milagres nas vidas das pessoas humildes e não dos escribas, que se consideravam sábios. ¹
- Jesus é o único que pode revelar Deus a alguém por ter um relacionamento íntimo com Ele. ¹
- Jesus mostra aos discípulos que muitos profetas e reis gostariam estar no lugar deles para ver e ouvir o que estava acontecendo com eles e não puderam, porem eles tiveram esse privilégio.

#        10.25-37; O bom samaritano
- Um escriba tentando provar a Jesus, perguntou o que deveria fazer pra obter a salvação.
- Jesus pergunta como ele interpreta a lei.
- Ele cita os dois mandamentos: Ame a Deus e ao próximo.
- Jesus disse que se ele fizesse isso, ele viveria.
- O escriba perguntou quem é o próximo.
- Jesus então contou a parábola.
- Um homem descia de Jerusalém a Jericó.
- Foi assaltado, roubaram tudo dele e o machucaram bastante; deixaram ele quase morto.
- Passaram de largo (passaram longe, mesmo vendo): Primeiro, o sacerdote, depois o levita.
- O samaritano (povo inimigo dos judeus), se compadeceu do judeu.
- O samaritano cuidou dos ferimentos do homem com óleo e vinho, colocou ele no seu próprio animal  e o levou a uma hospedaria pra cuidar dele.
- Ele (o samaritano) deu dois denários para o hospedeiro, e disse que se ele gastasse mais algo ele pagaria quando retornasse.
- Jesus mostra ao escriba que o próximo deste home foi o samaritano e manda ele proceder de igual modo.
- Jesus ensinou que o amor não é um objeto de discussão teórica, mas de aplicação prática. ¹
- O samaritano, mesmo sendo menosprezado por ter uma raça mestiça e religião profana é elogiado por não teorizar, mas agir. ¹
- O amor não considera o valor do objeto, mas simplesmente responde a necessidade humana.

#        10.38-42; Marta e Maria
- Jesus continuou andando, entrou em um povoado (Aldeia de Betânia, subúrbio de Jerusalém ¹).
- Marta chamou e o hospedou em sua casa.
- Marta aparenta ser a irmã mais velha. ¹
- Maria estava sentada, repousando aos pés de Jesus e ouvindo os seus ensinamentos.
- Marta estava nervosa, agitada, andando de um Aldo para o outro, atarefada com muitas coisas pra fazer.
- Marta se achega a Jesus, e pergunta se ele não se importa de ela fazer o serviço sozinha, sem a ajuda de Maria.
- Jesus mostra a Marta que ela anda preocupada com muitas coisas, mas que Maria escolheu a melhor parte.
- Jesus explica para Marta que a preocupação é necessária apenas com poucas coisas ou só uma (a de Maria).
- Maria escolheu a boa parte que não seria lhe tirada (ouvir Jesus).
- Marta considerava as responsabilidades e exigências necessárias para se oferecer hospitalidade. ¹
- A preocupação de Marta era ser uma boa anfitriã, a de Maria, ser uma discípula perfeita. ¹
- A fadiga de Marta fez com que ela esquecesse a única coisa importante. (Ouvir Jesus) ¹
- Esse texto nos lembra acerca de equilibrarmos nossa vida com os deveres práticos também. ¹



CAPÍTULO 11

 

#        11.5-8; A parábola do amigo importuno
- Importuno: Diz-se daquilo que aparece ou acontece em momento inconveniente.;incômodo; pessoa inoportuna. ²
- O amigo chega, bate na porta à meia noite, pedindo pão, explica que em porque chegou um amigo de viagem, inesperado e ele nada tem a oferecer.
- O amigo que recebeu a visita diz que não vai se levantar para dar o pão para o amigo porque ele e seus filhos já estão deitados.
- O amigo acaba levantando para dar o pão pela insistência do amigo importuno.
- A persistência é necessária para o nosso benefício, não o de Deus. ¹

#        11.14-23; A cura de um endemoninhado mudo. A blasfêmia dos fariseus. Jesus se defende.
- Jesus expulsa um demônio que era mudo.
- Assim que ele termina, a pessoa que ”era” muda começou a falar.
- As multidões se admiraram por causa desse milagre.
- Alguns dentre deles (os fariseus) disseram que Jesus expeliu o demônio pelo poder de belzebu, o maioral dos demônios (No caso, o próprio satanás).
- Reino dividido: (Lucas 11.17)
- Jesus explica que qualquer reino que se divide não subsiste, antes fica deserto; e pergunta a eles, como ele estaria expulsando a satanás pelo poder de satanás.
- Os fariseus estavam condenando Jesus por expulsar demônios, sendo que os próprios discípulos deles o faziam. ¹
- Jesus diz para eles que se ele expulsava demônios pelo poder de Deus, isso significa que o Reino de Deus havia chegado.
- Jesus faz uso de mais uma parábola, a do valente: Quando um valente, bem armado, cuida de uma casa, podem ficar em paz quem está nela, mas se vem um valente mais valente que ele, tira a armadura dele e reparte os seus despojos (toma seus bens).
- Quem comigo não ajunta, espalha: (Lucas 11.23)
- A expulsão dos demônios é um sinal eterno que confirma a pregação do evangelho do Reino. ¹
- A nossa salvação nos classifica como representantes dos céus. ¹

 

#        11.27-28; A exclamação de uma mulher
- A mulher, que estavam na multidão quando Jesus terminou de falar sobre os espíritos que são expulsos, andam por lugares áridos, procuram lugar na pessoa de onde saíram e acham limpa, trazem outros sete espíritos [Lucas 11.24-26], se admira do ensino de Jesus, e exclama que “bem aventurada a que te concebeu e os seios que te amamentaram” no caso, Maria.
- Essa passagem pode facilmente ser usada pelo catolicismo para explicar sua fé em Maria, porém Jesus corrige a idéia dizendo que “antes que isso (Maria ser bem aventurada), bem aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a praticam, colocando em evidencia mais uma contradição aos católicos.



#        11.37-44; Jesus censura os fariseus/Ai dos interpretes da lei
- [v.44]
- Pisar em uma sepultura era um sinal de desonra para os judeus. ¹
- Os sepulcros eram caiados para que fossem identificados. ¹
- Caiado: Pintado de branco (pintado de cal). / Quando Jesus disse que existem pessoas que agem como um sepulcro caiado, ou seja, são podres por dentro, mas com uma aparência de belo (túmulo fétido por dentro, mas com uma bela pedra pintada de cal branco, ou pedras de mármore por fora, escondendo sua verdadeira aparência). ²
- Eles colocavam as “pesadas obrigações” legalistas sobre as pessoas, sendo que eles tentavam arrumar um jeito de não precisar arcar com aquelas responsabilidades. ¹
- Jesus termina aqui dizendo que os fariseus haviam tomado {não recebido, mas tomado, o que nos dá a entender que foi sem permissão}, as chaves da ciência; porém não entraram pelas portas dela e impediram quem estava entrando.



CAPÍTULO 12

 

#        12.1-12; O fermento dos fariseus; Algumas admoestações
- Jesus estava cercado por uma multidão imensa [no v.1 fala que eram tantos que eles se atropelavam], começou a falar aos discípulos que se cuidassem do “fermento dos fariseus”, que significa a doutrina ruim, hipócrita dos fariseus. ¹
- Hipocrisia: A hipocrisia é o ato de fingir que se tenham qualidades, idéias ou sentimentos que na realidade não se possuem. / Fingir ser algo que você não é, ou dizer que segue uma ideologia só por palavras e não por atitudes. / Uma pessoa que difama e critica outra por praticar um ato "errado", mas que ela própria também pratica não abertamente. ²  - Vício que consiste em aparentar uma virtude, um sentimento que não se tem. / Fingimento, falsidade. 10
- Não existe nada, que por mais encoberto ou escondido que esteja que não venha a vir a tona um dia; {independente pra quem seja}.
- Tudo o que se deseja manter oculto será revelado abertamente.
- Palavras acerca de ansiedade: [Lucas 12.4-7]
- Blasfêmia contra o Espírito Santo: [Lucas 12.10]
- Quando for necessário falar com pessoas importantes, não devemos ter preocupações antecipadas ou no momento em que devemos falar, porque quem planeja o que falaremos é o Espírito Santo [Lucas 12.11-12]



CAPÍTULO 13

 

#        13.1-5; A morte dos Galileus e a Queda da Torre de Siloé
- Pilatos mandou matar alguns galileus e misturar o sangue deles junto com o sacrifício que eles mesmos estavam oferecendo.
- Os fariseus vieram interrogar Jesus acerca disso.
- Jesus os questiona se os outros galileus eram mais santos do que os que morreram por não estarem participando dos sacrifícios.
- E Ele mesmo responde, dizendo que se não eram e que se eles (os ouvintes) não se arrependessem também sofreriam as conseqüências de seus pecados.
- Dezoito trabalhadores morreram em um acidente, quando desabou a torre de Siloé. ¹
- Os fariseus especulavam que talvez fosse culpa deles (os trabalhadores) as mortes, porém Jesus mostra como sendo advertência chamando ao arrependimento. ¹


#        13.31-35; A mensagem de Jesus a Herodes; O lamento sobre Jerusalém
- Alguns fariseus mandaram Jesus sair de onde estava, amedrontando-o, dizendo que Herodes o queria matar.
- Jesus respondeu que “hoje e amanhã libertaria e curaria e no terceiro dia terminaria”.
- O perigo da morte de Jesus não vinha de Herodes, mas sim dos líderes religiosos. ¹
- Jesus profetiza que a casa de Jerusalém ficaria deserta por o ter ignorado (v.34) e diz que não o veriam mais até o dia em que terão que o bendizer.



CAPÍTULO 14

 

#        14.1-6; A cura de um hidrópico
- Hidrópico: O que tem hidropisia.¹¹
- Hidropisia: Acumulação de um líquido aquoso nas cavidades ou tecidos do corpo A hidropisia - Às vezes chamada edema, ocorre em afecções como a doença de Bright, a cirrose do fígado, a anemia, e algumas formas de doença do coração. A hidropisia é causada por distúrbios na circulação do sangue. A hidropisia pode ter uma distribuição generalizada, ocorrendo em quase todas as partes do corpo, ou pode ser local, isto é, apresentar-se em uma parte apenas do corpo. À hidropisia geral dá-se o nome de anasarca. A hidropisia é mais comum no abdome, no peito, no encéfalo, nos rins, nas pernas e em torno dos olhos. Pode ser reconhecida pela formação de pequenas depressões que persistem quando se faz pressão sobre a parte afetada. ²
- Jesus foi convidado para comer na casa de fariseus algumas vezes. Normalmente, os convites seriam considerados cortesia, mas ‘no caso dos fariseus com Jesus, era falsidade’ ¹, porque a intenção deles nas refeições era o observar (conforme Lucas 14.1, “...para comer pão, e eis que o estavam observando.”) , para ver se ele caia em alguma palavra, gesto, costume, ensinamento, o que quer que fosse.
- Jesus estava na casa do fariseu, para comer; apareceu um homem hidrópico {Lucas não fala o local do edema}.
- Jesus olhou para os fariseus (sabendo que eles os estavam observando, pra ver se ele caia em alguma coisa) e perguntou se era lícito curar no sábado.
- Eles não responderam;
- Jesus expõe a visão distorcida deles ¹ com uma parábola em forma de pergunta: “Se um filho ou um boi cair num poço, não vai tirar dali no mesmo momento, só porque é sábado?”
- Eles não respondem a isso.



#        14.7-14; Os primeiros lugares
- Jesus propôs essa parábola inspirado no que ele estava vendo.
- O que se exalta será humilhado, e o humilhado será exaltado.
- Os coxos e os cegos eram excluídos do templo. ¹
- Quando se faz algo a alguém que pode te fazer o mesmo pra ti, tua recompensa já foi ganha, quando porém, se faz algo a alguém que não tem como te recompensar, a tua recompensa virá na ressurreição.



CAPÍTULO 16

 

#        16.1-13; A parábola do administrador infiel
- Jesus utilizou histórias do dia-a-dia para ensinar lições espirituais. Já que as pessoas entendem bem as coisas materiais, fica mais fácil para elas entenderem princípios do reino do céu através da comparação. Uma destas parábolas mais interessantes, e talvez a mais chocante, é a registrada em Lucas 16:1-13. Este relato utiliza uma pessoa mundana e corrupta para ensinar aplicações aos discípulos cristãos.
- Este homem foi acusado de ter administrado mal os bens do seu senhor e ia ser demitido logo. Por isso, ele teria que entregar um relatório das contas, das dívidas, etc. Ele estava enfrentando um problema sério.
- Depois de refletir, este administrador inventou um plano para reduzir as dívidas que as pessoas tinham com o patrão. Ele usou o pouco tempo que restava antes de entregar as contas para arrumar acordos com cada um dos devedores. Deste modo, depois de perder o emprego, várias pessoas ficariam devendo alguma coisa a ele e dariam do que ele precisasse durante a época de seu desemprego. Ele aproveitou o presente, embora de modo desonesto, para providenciar pelo seu futuro.
- A principal lição que Jesus tirou desta história é chocante. "O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz" (Lucas 16:8). É evidente que Jesus não apoia desonestidade por parte dos seus servos, mas ele observa como o mundo está melhor servido por seus servos, do que Cristo pelos dele. As metas são totalmente opostas, mas os mundanos são mais diligentes em cuidar de seus corpos do que os cristãos em cuidar das suas almas. Esta comparação é bem interessante e edificante.
- Este administrador desonesto refletiu bem em como seria o futuro depois de perder o emprego atual. Pessoas do mundo sempre planejam o futuro valendo-se de seguros, investimentos, escola, previsões do mercado, etc. Será que os cristãos estão igualmente atentos ao futuro? Vamos perder nossa posição nesta vida e precisamos nos preparar bem para o futuro. O problema que cristãos enfrentam, às vezes, é visão curta. Pensamos demais no imediato, mas é imperativo que usemos as oportunidades atuais para conseguir amigos depois desta vida. Não nos deixemos ficar distraídos pelas preocupações e interesses de hoje, mas focalizemos sempre no lar eterno que almejamos.
- O administrador infiel percebeu a seriedade da sua situação. Ele não chorou, nem se lamentou, mas encarou as realidades e começou a se preparar. Nós, às vezes, queixamo-nos da dificuldade dos mandamentos do Senhor e das frustrações com nossas situações, mas precisamos enfrentar os fatos de modo corajoso e decisivo. Não temos como mudar os fatos. Quer gostemos, quer não, vamos lidar com a verdade dos eventos vindouros.
- Este servo agiu na hora. Ele foi bem decisivo aproveitando o pouco tempo que restava sem demorar para nada. Ele utilizou as oportunidades que estavam na mão para preparar casas futuras. Nosso problema muitas vezes é que adiamos demais as coisas que devemos fazer. Sempre temos boas intenções e pretendemos mudar um dia, mas esse dia nunca chega. Este supervisor entendeu que logo perderia seu emprego e por isso não demorou nenhum minuto. Se soubéssemos com certeza que nossa vida findaria daqui a um ano, mudaríamos alguma coisa? De fato, Cristo é capaz de voltar em menos de um ano, ou poderíamos morrer antes disso. Se estivermos pretendendo fazer mudanças um dia, esse dia chegou; mudemos agora.
- Este administrador chamou não alguns, mas todos os devedores do seu senhor. Ele queria garantir bem seu futuro. No mundo, as pessoas trabalham sem cansaço para ganhar mais dinheiro ou posições mais altas. Elas sempre querem ganhar mais um real, e nunca pensam que têm o bastante. Do mesmo modo atletas se esforçam ao máximo em perseguir suas metas. Eles nunca decidem que não querem ganhar mais campeonatos. Devemos nos esforçar mais ainda, visto que nossa meta é bem mais importante e atraente. É chocante observar que os mundanos se esforçam mais para ganhar o mundo do que os discípulos para ganhar o céu. Que lástima! É insensato perseguir as metas cristãs pelo meio termo. ¹²

#        16.14-17; Jesus reprova os fariseus
- O evangelho do reino deve ser proclamado com paixão espiritual. ¹
- Fazer vista grossa traz passividade.
- Jesus era a própria verdade encarnada.



 

Referencias LUCAS

1 Notas Bíblia de Estudo

2 www.dicionarioinformal.com.br

3 http://www.links10.com.br/dicionario.php?id=44826&palavra=tetrarca

4 http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=pique

5 http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=so%C3%A7obrar

6 http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=4046

7 http://www.vivos.com.br/124.htm

8 Pregação de Geziel Costa “A cidade em Cristo” na VIII Vigília Aviva Rio Grande.

9 http://books.google.com/books?id=lym5e7FCB0sC&pg=PA28&lpg=PA28&dq=dia+declinar&source=bl&ots=IKpdF31tBt&sig=fKI7Ii_bJolEmjfjJOlPKYLXAQY&hl=pt-BR&ei=MppUTa3GG8SbtwfmofjOCQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=11&ved=0CGAQ6AEwCg

10 http://www.dicionarioweb.com.br/hipocrisia.html

11 http://www.lexico.pt/hidropico

12 http://www.estudosdabiblia.net/d112.htm

 

 

 

 

 

 

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